Desvendando as tolerâncias na pré-fabricação de concreto: um guia essencial

31/01/2024

A construção civil é cada vez mais enriquecida com elementos e inovações tecnológicas que satisfazem as exigências do mercado e impulsionam o setor rumo a práticas mais eficientes e sustentáveis. Por isso, a pré-fabricação de concreto emerge como uma abordagem fundamental, que traz consigo uma série de vantagens que redefinem os padrões tradicionais de construção.

Concreto pré-fabricado: agilidade e segurança

Uma das principais contribuições da pré-fabricação é a maior agilidade na execução das obras. Com componentes pré-fabricados produzidos em ambientes controlados e independentes do canteiro de obras, é possível reduzir significativamente o tempo necessário para a construção de estruturas. 

Além disso, o maior controle do orçamento é outra vantagem inegável. A fabricação em condições controladas permite uma previsibilidade maior dos custos, minimizando surpresas financeiras durante a execução do projeto. 

Contudo, é o ganho de qualidade que se destaca como um diferencial significativo da pré-fabricação. Ao implementar processos altamente controlados e padronizados, a produção de elementos pré-fabricados permite alcançar níveis de precisão e uniformidade que muitas vezes são desafiadores na construção convencional.

A padronização, inclusive, envolve a definição e aplicação consistente de normas e procedimentos em todas as etapas do processo, desde a seleção dos materiais até a execução final. A uniformidade alcançada por meio da padronização promove a confiabilidade estrutural e a eficiência operacional. Dessa maneira, é possível estabelecer diretrizes específicas para dimensões, resistência, acabamento e outros critérios essenciais.

Tolerâncias dimensionais na pré-fabricação

No entanto, ainda que os processos de fabricação sigam padrões rigorosos é tecnicamente impossível atingir dimensões 100% iguais às especificadas. Por isso, existem as tolerâncias dimensionais, que são examinadas e permitidas. Elas se referem a variações aceitáveis, e geralmente muito pequenas, nas dimensões dos elementos pré-fabricados em relação ao projeto. 

Em outras palavras, são limites específicos permitidos para as variações dimensionais dos produtos, superfícies não lineares ou não planas, falta de ortogonalidade da seção transversal, variações na curvatura dos elementos protendidos, posição de incertos e outras características físicas dos componentes pré-fabricados. 

Além das tolerâncias na fabricação também existem as tolerâncias do pré-fabricado no canteiro de obras. Nesse ambiente, as tolerâncias dizem respeito aos desvios dos eixos e dos níveis no início da construção. 

As informações específicas sobre as medidas permitidas podem ser encontradas em manuais das associações internacionais de pré-moldados e também em normas técnicas, como a ABNT NBR 9062, que estabelece as diretrizes e critérios para pré-moldados.

O objetivo das tolerâncias dimensionais é garantir, portanto, que os elementos pré-fabricados atendam aos requisitos de projeto e às normas de qualidade da construção. 

ABNT NBR 9062: diretrizes e critérios

As orientações e parâmetros para a elaboração de projetos de estruturas em concreto pré-moldado são determinados no Brasil por meio da norma ABNT NBR 9062, juntamente com outras normas suplementares mencionadas no segundo capítulo do regulamento.

A norma em questão define os critérios para o planejamento, execução e controle de estruturas em concreto pré-moldado, seja ele armado ou protendido. Ao conceber uma estrutura nesse formato, é aconselhável seguir as orientações estabelecidas na norma. Elas vão orientar a equipe de projeto e execução em diferentes fases do empreendimento.

Para a produção do pré-fabricado para a sua obra, conte com a Cassol, que oferece soluções estruturais e elementos pré-fabricados que seguem um rígido padrão de qualidade. Solicite um orçamento.

Confira nossos produtos

Confira nossos produtos

Conheça

Nossas Fábricas

  • Paraná

    (41) 3641.5900

  • São Paulo

    (19) 3879.8900

  • Santa Catarina

    (48) 3279.7000

  • Rio de Janeiro

    (21) 2682.9400

  • Rio Grande do Sul

    Standby

  • Ceará

    Standby

  • Brasília

    Em instalação