O Consórcio TIISA | DP Barros é responsável pela construção do empreendimento, que totaliza investimentos da ordem de R$ 182 milhões, e a Cassol Pré-fabricados está fornecendo os elementos pré-fabricados de toda a estrutura da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo.
A nova linha terá 18 km de extensão, ligando o bairro do Morumbi ao Jabaquara e ao Aeroporto de Congonhas.
Cada projeto tem suas particularidades, e sempre nos dedicamos ao máximo para atender as necessidades específicas de cada obra.
A estação 17 do metrô será o pátio de manobras do trem. A adaptação do projeto foi um desafio, que só foi vencido com a união da expertise de profissionais como o projetista de estruturas, Carlos Mello, diretor da CMA Engenharia, empresa contratada pela Cassol Pré-fabricados para desenvolver o projeto executivo, Engenheiros do consórcio TIISA e especialistas em Lajes Alveolares da Cassol Pré-fabricados.
Todos trabalhando juntos para o fornecimento de lajes LP20, LP45 e LP50 para a obra, estas últimas fora do padrão do mercado nacional.
O consórcio nos trouxe um grande desafio no projeto da Linha 17-Ouro do Metrô: desenvolver as peças de acordo com o molde europeu, apresentado pelo cliente. As peças deveriam ter medida e peso diferentes, para atender a capacidade de carga disponível da grua utilizada para a montagem das estruturas. Desta maneira, desenvolvemos um equipamento único no mercado para a produção destas lajes, a partir de adaptações em nossa máquina extrusora.
Essa máquina foi utilizada de forma exclusiva, para produzir peças mais leves, com 2 alvéolos e 11 cabos de protensão, com diâmetro do cabo de 15,2 mm, em sua armadura máxima.
A produção de peças nessas proporções e com a geometria diferenciada foi algo inédito. Foram 200 ton de protensão por peça, cuja seção transversal deveria ser a menor possível para possibilitar uma redução de peso que permitisse a montagem com a Grua disponível.
O resultado dos projetos desenvolvidos pela Cassol e seus parceiros foi a produção de aproximadamente 9000 m3 de lajes Alveolares com 45 e 50cm de altura e 67cm de largura, protendidas para combaterem os elevados esforços resultantes das cargas e vãos a que se destinam, respeitando os requisitos de utilização as quais esta estrutura será submetida.
A gestão do projeto é de responsabilidade da Cassol, que além de entregar as plantas em formato digital, também está produzindo e entregando as mesmas em papel vegetal, por exigência do contrato.
“Utilizamos um software fornecido pelo cliente para realizar toda a gestão do projeto. Para seguir o padrão de arquivo do Governo do estado de São Paulo, desenvolvemos as plantas todas em meio digital, enviando cada uma por meio do software, e também em papel vegetal, que é a forma que a instituição armazena todos os projetos que realiza”, informa Marisa Kreis Hoffmann, engª civil na Cassol Pré-fabricados, responsável interna pelo projeto.