Estacas Pré-Fabricadas: indicações de uso e principais características

28/08/2018

Utilizadas há mais de seis décadas no Brasil, as estacas protendidas tornaram-se um recurso economicamente vantajoso, seguro e uma das principais soluções em projetos de fundações indiretas da engenharia.
Mais recentemente, incorporamos à nossa linha de produtos de estoque, as estacas centrifugadas, de seção circular vazada, que reduzem o volume de concreto por elemento, sem prejudicar sua eficiência no solo.

Principais indicações

Este tipo de estaca é indicado quando a camada resistente do solo, aquela que se busca para suportar a estrutura, encontra-se muito profunda ou sob uma camada espessa de solo mole e de baixa ou média resistência como, por exemplo, na presença de siltes, argilas e terrenos arenosos com SPT máximo em torno de 25 golpes para estacas protendidas e até 33 golpes para estacas centrifugadas. Outro uso comum se dá na presença de lençóis freáticos que impeçam a utilização de estacas rotativas escavadas.

Apresenta excelente desempenho com relação à resistência de ponta e também ao atrito lateral. Nas estacas protendidas, o atrito lateral é potencializado graças à alta rugosidade superficial conferida pelo processo executivo.

Por se tratar de um elemento pré-fabricado, este tipo de estaca possui entre as vantagens em relação às estacas de concreto moldadas no local, o maior controle de qualidade, já que na execução de estacas escavadas é muito difícil garantir que o elemento estrutural seja concretado em perfeitas condições, e que não existam falhas no fuste da estaca.

Vantagens

A CASSOL Pré-fabricados conta com um grande estoque de estacas em concreto protendido ou centrifugadas disponível a pronta entrega. Esta oferta do material em uma gama variada de comprimentos e dimensões, garante a agilidade na cravação e na execução das fundações, necessária para o cumprimento do cronograma da obra.

Quando comparadas com estacas rotativas ou tipo hélice contínua, as estacas pré-fabricadas se destacam principalmente pela melhor previsibilidade com relação ao consumo de materiais. Isso porque, a utilização de estacas usuais, concretadas diretamente no furo chegam a ter um consumo de concreto de até 40% a mais do que o previsto no projeto. Isto ocorre pela percolação do concreto transversalmente ao fuste da estaca, em solos moles. Ao adotarmos estacas pré-fabricadas, a incerteza no consumo desaparece.

Outra vantagem em relação às estacas escavadas, é quanto a cravação. As estacas protendidas CASSOL comprimem o solo lateralmente, aumentando a compacidade ao redor da estaca e garantindo a eficiência do elemento quanto à resistência lateral. Diferente do processo de escavação, a cravação evita que sejam retirados dos pontos de estaqueamento grandes volumes de solo, que devem ser remanejados dentro do canteiro ou até mesmo para áreas de “bota-fora”.

Já quando comparadas com perfis metálicos, as vantagens são muitas. As emendas das estacas pré-fabricadas necessitam de pouca solda, em comparação com as talas necessárias para a emenda de perfis metálicos. Em estacas protendidas de seção quadrada, conformadas por até dois segmentos, e na ausência de esforços de tração, as estacas protendidas CASSOL podem ser emendadas através de luvas metálicas, sem a necessidade de soldagem entre os elementos.

Fornecidas em vários tamanhos, o comprimento das estacas pode ser composto de maneira a otimizar a quantidade de emendas e o desperdício de pontas de estacas não cravadas.

 

Principais Características das Estacas Protendidas

As estacas protendidas fabricadas pela CASSOL estão disponíveis com seções quadradas que variam de 16 a 33cm com comprimentos de 4 a 12 metros.  Podem alcançar 150 toneladas de capacidade de carga de compressão.

O processo de produção inclui concreto armado com fck superior a 35MPa e armadura protendida CP170RB.

São fabricadas em pistas por maquinário específico que garante a excelente compactação do concreto e o correto posicionamento dos fios de protensão, em ambiente coberto controlado, eliminando a possibilidade de falhas e interrupções durante a fabricação.

 

Principais Características das Estacas Centrifugadas

As estacas centrifugadas CASSOL são produzidas nas bitolas de 33 a 60cm, e em comprimentos de variáveis até 15m para cargas de 90 a 260t. Utiliza-se concreto 40 Mpa e aço CA-50 para a fabricação. Os estribos que envolvem a armação principal em toda extensão são posicionados formando espiras cujo passo varia de 4 a 10cm.

A centrifugação em maquinário específico e em alta rotação faz com que a compactação do concreto seja muito eficiente, deixando o concreto sem bolhas de ar incorporadas, com excelente impermeabilidade.

São largamente utilizadas em obras portuárias, pela facilidade de execução em comparação com outros métodos de estaqueamento.

 

Fabricação

Para a fabricação de estacas, a CASSOL conta com centrais de concreto computadorizadas, garantindo a perfeita homogeneidade e regularidade no traço fornecido do concreto produzido, bem como a alta produtividade favorece a reposição rápida e permanente do estoque, resultando assim na melhor qualidade, economia e o bom desempenho de todas as estacas.

A rastreabilidade da produção permite manter um histórico com informações sobre a qualidade do concreto e em qual peça e de qual obra este foi utilizado.

Com fábricas em Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, e Rio Grande do Sul, a Cassol é hoje o maior complexo industrial de pré-fabricados da América Latina. As unidades em regiões estratégicas do país tornam a logística econômica e eficiente através da velocidade de carregamento do produto, organização interna e estocagem das estacas.

Se você precisa de estacas protendidas no seu projeto, faça seu orçamento conosco sem compromisso clique aqui

Confira nossos produtos

Confira nossos produtos

Conheça

Nossas Fábricas

  • Paraná

    (41) 3641.5900

  • São Paulo

    (19) 3879.8900

  • Santa Catarina

    (48) 3279.7000

  • Rio de Janeiro

    (21) 2682.9400

  • Rio Grande do Sul

    Standby

  • Ceará

    Standby

  • Brasília

    Em instalação