Cassol executa a obra do Centro de Pesquisa Inovação e Vigilância em Covid-19 da Fiocruz no Rio de Janeiro

07/02/2024

Entre tantos desafios impostos pelo período da pandemia de Covid-19, destacou-se a importância dos investimentos em pesquisas científicas como ferramenta fundamental para enfrentar a crise global e, especialmente, a nacional. 

Com o objetivo estimular a produção de conhecimentos técnico-científicos e desenvolver uma agenda de pesquisas, em 2022, foi construído o Centro de Pesquisa Inovação e Vigilância em Covid-19 e Emergências Sanitárias da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ). 

A Cassol foi contratada para o fornecimento e montagem das estruturas industrializadas de concreto do Centro de Pesquisa, que conta com 2.760 m³, foi realizada em apenas 59 dias, com a necessidade do prazo ressaltada pela emergência sanitária do período. 

Pré-fabricados que atendam às exigências específicas de biossegurança

A conformidade com normas e regulamentos de biossegurança é fundamental em diversos setores, incluindo construção e infraestrutura. Quando se trata de edificações destinadas a atividades que envolvem pesquisa científica, laboratórios, instalações médicas ou outros ambientes nos quais a biossegurança é uma preocupação, é crucial que os materiais utilizados, incluindo estrutura pré-fabricada, atendam aos requisitos estabelecidos.

Por isso, um dos desafios ao realizar a montagem do Centro de Pesquisa foi atender às exigências com relação às normas específicas para esse tipo de edificação – National Institute of Health (NIH) – para garantir as exigências do Nível de Biossegurança Padrão e Animal (NB-2, NB-3, NBA-2 e NBA-3). Para isso, todos os elementos pré-fabricados deveriam atender às questões de durabilidade, eficiência, segurança e limite à vibração.

Além disso, em função do grande número de instalações complementares que faziam interface com a estrutura do Centro de Pesquisa, o projeto foi todo desenvolvido em BIM para garantir a compatibilização da estrutura com as outras disciplinas de projetos. 

A estrutura de concreto pré-fabricada do Centro de Pesquisa

Foram também necessários a confecção de estruturas mistas (metálico + concreto), para viabilizar os shafts solicitados em projeto pelo cliente, o mezanino metálico atirantado nas vigas de concreto, vigas apoiadas sobre vigas, patamares de escadas em balanço e pilares com continuidade também foram recursos utilizados estruturalmente para viabilizar a concepção arquitetônica do laboratório.

As exigências particulares do projeto exigiram uma gama de soluções da equipe da Cassol Pré-Fabricados em todas as etapas da construção da edificação, formada por elementos pré-fabricados de concreto, como: pilares, vigas protendidas, vigas armadas, lajes alveolares, painéis alveolares, placas de acabamento, escadas e painéis maciços balísticos.

Além disso, para atender às demandas, foram estudados e dimensionados painéis maciços que garantissem duas finalidades: harmonia arquitetônica e proteção balística. Para produção dos painéis balísticos, foi utilizado concreto de alta resistência (90 MPa) com fibras de aço na sua composição e tecido de material de fibras de vidro externo ao painel. Com esse tipo de composição, os painéis são capazes de manter a estabilidade e integridade das edificações, quando submetidas a impactos balísticos de projéteis até 12,7 mm com velocidade de até 905 m/s (disparos de fuzil).

Os painéis compostos por apenas 12 centímetros de espessura e até 10 metros de comprimento, tinham diversas alturas, aberturas e furos, o que exigiu um trabalho detalhista na confecção e tecnologia das formas, atenção ao manuseio dos mesmos durante o processo de cura. 

Para estes painéis, foram realizados ensaios testes de forma a verificar se a solução desenvolvida e proposta pela Cassol atendia aos requisitos técnicos de segurança exigidos pelo cliente quanto ao tipo de armamento especificado. Os painéis foram ensaiados em estande de tiros com aval do Exército Brasileiro.

Logística dos painéis pré-fabricados para um grande Centro de Pesquisa

O desafio logístico desta obra não ficou aquém a qualquer outra etapa da obra. Os painéis exigiram suportes de transporte específicos para garantir a segurança do entorno e sua integridade até a aplicação em obra. 

O fluxo de cargas e seguindo o planejamento no canteiro era importante, pois não havia possibilidade de estocagem tanto pelo espaço como pela possibilidade de perda de produtividade com movimentações repetitivas de peças. Portanto, as peças deviam sair dos caminhões diretamente para sua posição de montagem, que foi executada por duas equipes, com dois guindastes de capacidade de 70 toneladas de carga cada. 

A finalização desta obra não apenas representa um marco na resposta à pandemia, mas também ressalta a expertise da Cassol Pré-Fabricados em enfrentar desafios multidisciplinares, assegurando a entrega de um Centro de Pesquisa de excelência, alinhado com os mais altos padrões de segurança e inovação.

Confira nossos produtos

Confira nossos produtos

Conheça

Nossas Fábricas

  • Paraná

    (41) 3641.5900

  • São Paulo

    (19) 3879.8900

  • Santa Catarina

    (48) 3279.7000

  • Rio de Janeiro

    (21) 2682.9400

  • Rio Grande do Sul

    Standby

  • Ceará

    Standby

  • Brasília

    Em instalação