O uso de pré-fabricados e a sustentabilidade

O sistema pré-fabricado apresenta flexibilidade, agilidade e economia de tempo atendendo a exigências diversas de projetos públicos e privados. No entanto, a sustentabilidade da solução é outra vantagem que chama a atenção pela postura equilibrada e racional da combinação entre aspectos sociais, econômicos e ambientais no setor da construção civil. Isso porque o uso do concreto como matéria-prima faz parte de um ambiente de produção controlado que permite o emprego correto de recursos, sendo considerado um método inovador, ecológico e mais econômico.
Sustentabilidade na indústria
Unindo agilidade, processos de segurança e qualidade altamente rígidos, a indústria de pré-fabricados consegue fazer bem mais com menos e com resíduo zero, o que a classifica como uma das áreas produtivas de maior crescimento não só no Brasil, como no mundo.
A produção sustentável inclui a otimização de traços de concreto de alto desempenho que resulta no controle do impacto ambiental e redução do custo final do produto gerando maior acesso ao consumidor, reciclagem de peças usadas que envolvem novos tipos de fornecedores e gerando maior empregabilidade no setor.
Através da oferta de elementos estruturais de diversos tamanhos, acabamentos e texturas, o sistema pré-fabricado consegue atender às necessidades específicas de projetos personalizados, evitando, desta forma, desperdício de materiais e utilizando recursos naturais de forma responsável.
Sustentabilidade na construção
As vantagens sustentáveis do uso de pré-fabricado não se restringem somente à indústria. A capacidade térmica da matéria-prima é outro benefício que está relacionado ao projeto e construção. Utilizado para definir a capacidade do concreto e outros materiais em absorver e armazenar calor, o conceito Fabric energy storage (FES) aponta que a massa térmica do concreto pode reduzir a temperatura de pico de um ambiente de 3°C a 4°C e retardar o alcance deste pico em seis horas.
Durante o período noturno é possível utilizar sistemas de ventilação para resfriar o concreto dando condições para o ciclo do dia seguinte. Combinado a bons projetos, esta facilidade pode reduzir ou eliminar a necessidade de ar-condicionado, economizando energia, diminuindo custos e melhorando a qualidade do ar.
A sustentabilidade também está presente no canteiro de obras através da redução de perdas materiais e a geração de resíduos, resultando em um canteiro de obra mais limpo, organizado e com menor impacto ambiental. Além disso, o uso de pré-fabricados dispensa a necessidade de um local específico na construção para fazer o concreto. Em geral, as peças são feitas de forma industrial, gerando menos dejetos e sendo entregues ao engenheiro prontas para serem incorporadas à construção.
Outra vantagem do concreto pré-fabricado é o fato de não precisar de dedetizações, tornando o espaço muito mais seguro e ecologicamente correto, pois a dispersão de substâncias químicas no ambiente da construção é evitada.
Ficou interessado nas vantagens do sistema de pré-fabricados e deseja saber mais sobre o assunto? Entre em contato e continue acompanhando nosso blog e redes sociais. No próximo post, falaremos sobre as principais diferenças entre pré-fabricados e pré-moldados.