Whatsapp icon
Sustentabilidade • 4 min. de leitura • out. 25, 2023

Como gerar menos resíduos na construção civil?

imagem

A indústria da construção civil é uma das que gera mais resíduos. Não é difícil imaginar o quanto de resíduos e entulhos podem ser gerados a cada obra, basta lembrar de uma pequena reforma ou construção que você realizou dentro da sua casa e a quantidade de resíduos ela gerou. Agora aumente a proporção dessa obra, tanto em tamanho como em quantidade, refletindo a necessidade de construção civil de um país. 

De acordo com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), são gerados diariamente no Brasil 290,5 toneladas de entulhos. E, ainda segundo a entidade, apenas 21% de todo esse material são reciclados. 

Algumas alternativas são possíveis para toda a demanda, como a reciclagem de materiais e também a redução da geração de resíduos.  Ambas as possibilidades, entre outras, estão contempladas no Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), da Resolução 307/2002 do CONAMA. 

O Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil

O objetivo do PGRCC é estabelecer os procedimentos necessários para que as empresas de construção civil realizem o manejo e a destinação ambientalmente adequados dos resíduos. Ele deve estar em conformidade com a legislação de cada município. 

De uma maneira geral, as empresas de construção civil devem relacionar uma série de informações sobre a obra e sobre os resíduos que irão gerar, como o tipo, quais os procedimentos de triagem, a forma de acondicionamento, o transporte e a destinação final. A responsabilidade ambiental na construção civil é fundamental. 

Como podemos reduzir os resíduos?

Se uma das prioridades da sua obra é gerar menos resíduos, esse deve ser um dos focos centrais do planejamento do projeto desde as fases iniciais. Algumas práticas podem ser adotadas para minimizar o impacto ambiental e reduzir a quantidade de resíduos na construção civil. Confira:

  • Sistemas de Gestão de Resíduos: o principal é adotar o PGRCC em sua obra. Isso inclui um planejamento prévio da gestão dos resíduos, o que ajudará na redução. Além disso, irá incluir a instalação de pontos de coleta seletiva, a separação adequada dos resíduos (atendendo a classificação correta) e até mesmo o estabelecimento de parcerias com empresas de reciclagem locais se possível.
  • Reaproveitamento: o reaproveitamento é outra alternativa viável no canteiro de obras. Por exemplo, os agregados provenientes de telhas de barro e cerâmica podem ser empregados novamente na composição dos pisos da construção. Outra possibilidade está na trituração do entulho, possibilitando sua reutilização em concretos não estruturais da própria obra.
  • Construção a seco: prefira métodos de construção a seco sempre que possível. Essa abordagem minimiza o uso de água, reduz o tempo de construção e gera menos resíduos em comparação com métodos tradicionais.
  • Construção pré-fabricada: a execução de estrutura pré-fabricada reduz significativamente a geração de resíduos no canteiro de obras. As peças chegam prontas na obra para a montagem, que ocorrem através de inserts metálicos ou pequenas concretagens locais, eliminando a necessidade no local de formas, armaduras e alvenarias de fechamento.
  • Monitoramento e avaliação: estabeleça um sistema de monitoramento para avaliar o desempenho ambiental da obra em relação à geração de resíduos. Isso permite ajustes contínuos e aprimoramentos ao longo do tempo.

Ao incorporar essas práticas no planejamento e execução de projetos na construção civil, é possível contribuir para a redução da quantidade de resíduos gerados. Promovendo assim, um setor mais sustentável e responsável ambientalmente. 

A Cassol Pré-Fabricados tem materiais de construção civil certificados e de alta qualidade para sua obra, além de uma ampla variedade de opções que atendem não apenas às demandas técnicas e estéticas, mas também ao compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Loading

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao clicar no botão “Aceitar”, você concorda com as nossas “Políticas de Privacidade”. Saiba mais