Cimento: saiba mais sobre a história desse importante material

O cimento é um aliado antigo das construções presentes em nossas civilizações. Confira!
Você já sabe o quanto o cimento é importante, não é mesmo? Afinal, esse material é amplamente usado nas construções que nos rodeiam. Mas você sabia que o uso do cimento vem de muito tempo? Confira a matéria especial que a Cassol Pré-Fabricados preparou a seguir e saiba mais sobre o assunto!
Cimento pré-histórico?
Muitos pesquisadores supõem que o homem pré-histórico já havia percebido algumas características próprias do cimento. Isso porque, ao colocar pedras em torno de fogueiras, eles notavam que um pó era solto pelas rochas e endurecia depois, graças à umidade do sereno.
No entanto, mesmo que tenham feito essa observação, as civilizações pré-históricas não tentaram reproduzir seus efeitos em construções ou criação de materiais.
Cimentos na antiguidade
Você sabia que algumas construções do Antigo Egito eram compostas de uma mistura de gesso calcinado? Ou seja, de certa forma esse aglomerante pode ser considerado um tipo de cimento. As pirâmides egípcias, são, portanto, uma das mais antigas evidências do uso desse material pelo homem.
Além disso, gregos e romanos também fizeram uso de elementos similares ao cimento. Foi analisado que, o Panteão e o Coliseu, por exemplo, contêm uma mistura de areia, calcário calcinado, cinzas vulcânicas e pedaços de telha em suas estruturas. Uma combinação de aglomerantes, agregados e água parecida com a composição do concreto dos dias de hoje.
Em busca do cimento moderno
Durante um longo período os avanços para desenvolver de um cimento melhor ficaram parados. Até que, em 1758, o inglês John Smeaton ficou encarregado de desenvolver um cimento capaz de resistir à ação da água do mar. Seu sucesso motivou cada vez mais pesquisas na área.
No século seguinte, em 1824, o inglês Joseph Aspdin conseguiu desenvolver o aglomerante mais utilizado até os dias atuais: o cimento Portland. A qualidade do material se deu devido às elevadas temperaturas alcançadas no interior do forno, durante o processo de produção.
Qual a diferença entre cimento e concreto?
Ambos são imprescindíveis na construção civil, mas algumas vezes acabam sendo confundidos ou vistos como sinônimos.
O cimento nada mais é do que um pó extremamente fino composto de calcário e outros minerais, que absorve a água e atua como agente de ligação para manter o concreto em bloco.
Portanto, o concreto depende do cimento para ser produzido. Afinal, o cimento é um material aglomerante, enquanto o concreto é o resultado da mistura de aglomerante, agregados, água e, eventualmente, outros aditivos.
Gostou de conhecer mais sobre a história desse elemento tão importante para a construção civil? Aqui na Cassol Pré-Fabricados, fabricamos um cimento com uma mistura especial, ideal para tornar nossas estruturas e projetos ainda mais fortes. Acesse agora mesmo o nosso site e saiba mais sobre nossos produtos e soluções!