Maior tanque pré-moldado da América Latina: projeto que requer experiência e capacidade de produção

O maior tanque pré-moldado da América Latina faz parte do Projeto Puma II, que envolve mais de R$ 10 bilhões em investimentos. Trata-se da construção da Estação de Tratamento (ETE) da terceira maior fábrica de papel e celulose do mundo, a Klabin, na cidade de Ortigueira, no Paraná.
A responsável por toda sua execução é a Rio Verde Engenharia, junto com a Suez, que detém a tecnologia do tratamento.
O projeto foi desenvolvido pela Enge-W e a Cassol Pré-fabricados vai fornecer as peças pré-fabricadas para todas as estruturas que formam a estação de tratamento da empresa.
Trata-se de um projeto inédito e extremamente audacioso, sendo executado com elementos pré-fabricados.
Reator anaeróbio de tratamento: o maior tanque pré-moldado da América Latina
A maior obra do projeto é o reator anaeróbio de tratamento. São mais de 127 metros de diâmetro e seu projeto precisou da atuação de vários especialistas para que todos os requisitos de engenharia fossem cumpridos.
O sistema de içamento das peças precisou de adequações, e foi alterado para o sistema de alças. São 6 alças ao todo, sendo 4 para movimentação e 2 para içamento.
O tanque será composto por painéis maciços de 8.95 m de altura, 2.15 m de largura e 33cm de espessura. Essas peças contém 10 bainhas, onde serão colocados os cabos de protensão. Haverão painéis ainda mais espessos, com 55 cm.
Para produzir as bainhas, a Cassol Pré-fabricados desenvolveu moldes metálicos exclusivos, que serão colocados dentro das bainhas, fazendo com que a curvatura exigida pelo projeto seja respeitada e para não haver perda de protensão.
Em nossa fábrica em Araucária já construímos uma pista e mais duas estão em construção para atender esse projeto. Serão 3 pistas exclusivas para a produção das peças da obra. São pistas metálicas, com laterais também metálicas, utilizadas apenas para as peças a serem fornecidas para esse projeto, sem impactar na produção dos demais clientes.
Fabricamos as peças e executamos a montagem, em uma parceria que envolve outras grandes empresas. Todas as etapas da obra, cuja montagem teve início em 11 de outubro, devem ser concluídas até janeiro de 2020.
Desafios vencidos com expertise e capacidade técnica
O sistema de içamento foi um dos desafios, conforme citamos acima. Após estudos ele foi alterado para o sistema desenvolvido por especialistas da Cassol.
Outros grandes desafios foram a adaptação do cimento a ser utilizado nos tanques e o sistema de escoramento.
Cimento especial
O tipo de cimento exigido pelo projeto não está disponível em nossa região. Trata-se de um cimento que tem maior resistência e durabilidade, além de aumentar a impermeabilização do tanque. É um cimento com tratamento de agentes agressivos, para que não ocorra reação com os produtos no interior do reator.
Para resolver essa questão, a Cassol contratou um consultor especialista, que está entre os melhores do Brasil, para desenvolver o cimento adequado e que atendesse ao padrão necessário solicitado pelo cliente.

Sistema de escoramento
As peças do reator precisam de uma sustentação específica e com grande capacidade de escoramento, assim como as que são utilizadas em parques eólicos.
Por isso as escoras utilizadas na obra são as que as que desenvolvemos para o parque eólico do Ceará.
Por ser pioneira nesse segmento e deter a expertise necessária para projetos dessas dimensões, a Cassol pôde assumir esse projeto do maior tanque pré-moldado da América Latina sem dificuldades.
“Diante de tantos desafios a serem enfrentados, entendemos que somente um empresa com o know how da Cassol consegue assumir um projeto nessas proporções com tranquilidade. Todos os desafios encontrados são superados com nossa capacidade técnica e uma gestão eficiente de recursos”, explica Diego Luck, Engenheiro Coordenador de Obras da Cassol Pré-fabricados, que está a frente do projeto.
São projetos com essas proporções que nos motivam a atuar com mais eficiência, investir em tecnologia e em pessoas. Além disso, trabalhamos cada vez mais em conjunto com o cliente, entendendo suas necessidades, vencendo obstáculos e nos superando a cada dia.