Whatsapp icon
Institucional • 3 min. de leitura • mar. 22, 2023

Conheça a história do concreto pré-fabricado

imagem

Não é exagero dizer que o concreto está na humanidade há milênios. Desde a Roma Antiga, composições semelhantes ao concreto eram utilizadas em estradas, feitas de uma mistura de areia, cascalho, cal e água. Entretanto, foi apenas em século XVIII que ele surgiu como o conhecemos hoje.

Enquanto a pré-fabricação do concreto é uma tecnologia considerada nova, o conceito de preparar uma construção e montá-la – e até desmontá-la – também é muito antigo, retomando à época em que assentamentos eram mais comuns. Hospitais de campanha e fortificações móveis de guerra, por exemplo, existem desde o tempo da Roma Antiga.

A pré-fabricação de casas, que eram vendidas e entregues para a montagem, existia no final do século XIX, mas no início do século XX uma nova técnica foi criada e popularizada: a pré-fabricação do concreto.

John Alexander Brodie

John Alexander Brodie foi um inventor e engenheiro inglês que viveu entre 1858 e 1934. Ele criou a técnica que permitiu o comércio de concreto reforçado pré-fabricado para residências e assim expandiu as possibilidades do material. As primeiras construções em concreto pré-fabricado surgiram por volta de 1905.

A técnica não se popularizou na Inglaterra, mas diversos outros países adotaram a invenção de Brodie. O Leste Europeu, principalmente, aproveitou a capacidade de construir rapidamente e com custos reduzidos, assim como nos Estados Unidos da América, onde o arquiteto e urbanista Grosvenor Atterbury, que se interessou pela técnica, criou diversas residências históricas para a área.

Brodie ainda teve uma carreira de sucesso em variadas áreas da engenharia civil, sendo responsável por diversas obras com relevância histórica da Inglaterra, Nova Deli e outros lugares.

Presente

No presente, a técnica avançou. Hoje, construímos muito com peças de concreto pré-fabricado, usando tanto concreto reforçado como técnicas de protensão. Além de residências, a técnica é usada para as mais variadas construções. Aeroportos, hospitais, galpões, fábricas, prédios, escolas, escritórios, pontes – diversas estruturas podem ser feitas com concreto pré-fabricado.

A história do concreto pré-fabricado é longa, mas teve avanços incríveis nos tempos modernos, e a construção civil deve muito às possibilidades alcançadas por essa tecnologia.

Agora que você conhece um pouco sobre a história do concreto pré-fabricado, compartilhe este texto com seus amigos para que eles também aprendam. Além disso, navegue no site da Cassol Pré-Fabricados para encontrar qualidade em soluções estruturais e elementos pré-fabricados.

Loading

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao clicar no botão “Aceitar”, você concorda com as nossas “Políticas de Privacidade”. Saiba mais