Cassol participa da duplicação da PR-092

O pré-fabricado de concreto é, atualmente, uma das soluções mais eficazes e essenciais para a modernização das rodovias e da mobilidade urbana. Uma das razões é que esse tipo de estrutura contribui significativamente para a redução de prazos, de custos, de desperdícios e também diminui a exposição a riscos relacionados à segurança no ambiente de obra.
E a Cassol Pré-Fabricados participa ativamente desse avanço, oferecendo soluções inovadoras e de alta qualidade que atendem às necessidades do setor. Como é o caso da sua participação na duplicação da PR-092, a Rodovia dos Minérios, importante rodovia que liga os municípios de Curitiba, Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul.
O pré-fabricado de concreto: um elemento essencial na infraestrutura rodoviária
Diferentemente do planejamento inicial da duplicação da PR-092, que previa pré-moldado no local, optou-se pela pré-fabricação. Esse modo de produção permitiria alcançar o propósito de reduzir a mão de obra, o período de interdição da rodovia, excluir a necessidade de pistas de execução de peças no canteiro, além de garantir a qualidade do material.
Para a realização da obra, a Cassol foi a responsável por produzir e fornecer longarinas, pré-lajes e pingadeiras – destinadas à execução de cinco pontes e quatro viadutos da PR-092.
Fabricação e viabilização até o local de obra
As longarinas para a execução dessa obra tinham comprimentos que variavam de 14.6 a 39.6 metros, com força inicial de protensão em torno de 207 t. Por isso, foi necessário planejar a viabilidade tanto no ambiente fabril como de transporte até o local de obra (83% das longarinas tinham comprimento mínimo de 38.7 metros e junto com o cavalinho chegavam a 45 metros de comprimento).
O transporte, inclusive, era um dos maiores desafios da execução e precisou de um estudo logístico do trajeto que, ainda que não fosse longo (33 km de distância), era necessário garantir a segurança da carga e dos usuários da via. Além disso, também foi necessário adequar equipamentos para desenvolvimento de dolly e prancha, com dispositivos seguros para o transporte.
A própria fabricação das peças foi outro desafio, já que nunca havia sido carregada da fábrica uma peça com o peso da longarina (80 toneladas). Todas as peças foram içadas com um sistema de quatro pontes rolantes, que foram ajustadas com a mesma velocidade dos carrinhos, cuidando para que todos os equipamentos tivessem a mesma rotação, para não correr riscos. Para o içamento das peças, também foi necessário desenvolver balancins e dispositivos especiais.
Durante a fabricação, foram inspecionadas as vigas de rolamento e os consoles dos pilares para garantir que suportassem a carga da ponte rolante e assegurassem a segurança da estrutura. Além disso, foram criados dois conjuntos de formas metálicas e quatro bases para produção das peças. Após a concretagem das longarinas e 12 dias de cura, realizou-se a pós-tensão antes de remover as peças da nave e liberar as bases para nova produção.
Além dessas, também foram produzidas peças de pré-lajes com 5 cm de espessura para confecção do tabuleiro, assim como pingadeiras de 67 cm de altura, com espessura de 7,5 a 10 cm.
A Cassol é especializada em pré-fabricados de concreto, garantindo soluções de alta qualidade e eficiência para seus projetos. Entre em contato e solicite um orçamento.