Whatsapp icon
Institucional • 4 min. de leitura • jul. 24, 2018

60 anos Cassol: A história da família italiana que inspirou a criação do Grupo Cassol

imagem

“Stare e lavorare sul suo”. A frase em italiano traduz a motivação que levou imigrantes de várias regiões da Europa a encontrar no Brasil um lugar para “morar e trabalhar no que é seu”. Entre eles estava a família de Pietro Antonio Cassol e Maddalena Maria Ferro com seus oito filhos, que em um gesto de grandeza e coragem embarcaram para o Novo Mundo e aqui deram os primeiros passos para a criação do Grupo Cassol.

A história de uma das maiores empresas brasileiras vai além da busca pelo sentido empresarial. Ela é sobre sonhos, resiliência, luta e conquistas, mas, principalmente, é sobre o amor pela família e por aquilo que se faz unidos.

Coragem e determinação
No século XIX e XX, a Europa enfrentava um cenário de crise econômica e social. Foi nesta época, há mais de 130 anos, que Pietro e Maddalena partiram para o Brasil em busca de melhores condições e oportunidades de vida para seus filhos, entre eles Sisto Francesco com apenas dois anos. O casal desembarcou no Rio Grande do Sul, onde receberam terras para plantio. À base de muita força nos braços e trabalho debaixo de sol, a família passou por dificuldades e privações até a primeira colheita.

Nos raros intervalos de trabalho árduo, o patriarca fazia questão de usar o talento inato para a engenhosidade e transmitir sua paixão pela música para a família. Sentado à porta do moinho, tocava sanfona e se alegrava com os filhos.
Nesta época, Sisto já trabalhava com o pai e os irmãos como agricultor. De personalidade forte e reservada, seguiu os passos da família e deu início ao cultivo de arroz. Casou-se com Maria Martini em 1896 e com ela teve nove filhos, entre eles Ernesto Antonio.

Ao longo da vida, Sisto recomendava comer a uva inteira, mastigando a casca e a semente, pois a fruta fazia bem à saúde. Talvez esse tenha sido o segredo de nunca precisar de cuidados médicos e odontológicos ao longo dos seus 81 anos de vida.

Força e honestidade
O exemplo de força e honestidade foi fundamental para fazer de Ernesto um homem simples, porém resiliente e vertical como um grande pinheiro. Ao lado de sua esposa Ida Adelaide Barchet enfrentaram dificuldades e grandes desafios com seus filhos.

No entanto, a busca pelo empreendedorismo, desde muito jovem, fez de Ernesto um dos protagonistas desta história e responsável por escrever um novo destino da família Cassol no Brasil. Determinado e batalhador, começou a investir seu tempo e suor nas terras da família.

Espírito empreendedor
Não demorou muito para que conquistasse outros sonhos. Com o apoio da família, decidiu iniciar empreendimentos em um novo lugar. Partiu com a família para Gramado, no Rio Grande do sul, montou a Madeireira Serrana e começou a investir em pinhais.

O passo foi determinante para delinear um novo caminho do Grupo Cassol. Em semanas de trabalho árduo, Ernesto passava muito tempo fora de casa. No entanto, pensando na educação dos filhos, adquiriu novas terras na região e mudou-se para Caxias do Sul.

Alma visionária
A partir daí, deu início à expansão das terras para serrarias e plantação de pinhais em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A característica visionária de Ernesto serviu de inspiração aos filhos Adroaldo e Ademar na caminhada de construção do Grupo Cassol.

Por isso, a comemoração dos 60 anos do Grupo Cassol é também uma homenagem aos desbravadores italianos. Em busca de um novo sonho, eles criaram uma realidade possante baseada no exemplo de fé, perseverança, generosidade e amor entre pais e filhos.

Loading

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao clicar no botão “Aceitar”, você concorda com as nossas “Políticas de Privacidade”. Saiba mais