Saiba o que são lajes alveolares e porque usá-las em sua obra

Consideradas um dos principais elementos estruturais da construção civil, as lajes têm uma grande importância no dia a dia deste setor. Elas são responsáveis por suportar as cargas de pisos, com seus revestimentos, que recebem principalmente esforços verticais compostos por cargas de pessoas, objetos, móveis, paredes e até veículos e equipamentos, além de também atuarem como teto.
E assim como acontece em todos os demais segmentos do mercado econômico mundial, os constantes avanços tecnológicos trazem cada vez mais inovações no campo da construção civil, inclusive nos processos de fabricação das lajes. Continue lendo o texto para conhecer mais sobre as lajes alveolares.
O que são lajes alveolares?
Lajes alveolares são responsáveis pelo atingimento de grandes vãos. São feitas a partir de materiais de alta resistência e desempenho. Seu nome se dá devido ao modo de fabricação, com aberturas em seu interior, conhecidas como alvéolos. Esses alvéolos possibilitam seu uso, por conceber uma peça de alto desempenho com uma considerável redução de peso para a estrutura como um todo.
Elas são próprias para todos os tipos de projetos, tais como depósitos, estacionamentos, shoppings, igrejas, hospitais, hipermercados, instituições de ensino, entre outros.
Principais vantagens do uso de lajes alveolares
Além do significativo ganho de tempo durante o tempo de execução da obra, já que elas abrangem grandes áreas e ainda possibilitam a eliminação de determinadas etapas, como o cimbramento, reduzindo significativamente o prazo de execução da obra, por exemplo, há outros inúmeros benefícios que as lajes alveolares trazem para o dia a dia de quem atua na construção civil.
Um deles se refere à qualidade e a facilidade de seu controle, devido à padronização industrial em seu processo de fabricação, o que a torna mais resistente e segura. Em decorrência, é possível citar a otimização do transporte e armazenamento, uma vez que o manuseio se torna mais simples e o espaço ocupado menor, porque pode-se montar os painéis, já na própria descarga da carreta, eliminando estocagem no canteiro.
Destaca-se também a questão da sustentabilidade, pois a quantidade de concreto utilizado é menor se comparado às lajes maciças, além de não ocasionar perda de materiais e componentes em sua fabricação, o que reduz a geração de resíduos. Além disso, elas também podem harmonizar com outros recursos que possibilitam os isolamentos acústico e térmico.
Particularidades que garantem segurança e qualidade
As características deste tipo de laje variam de acordo com os fabricantes e as necessidades das construções. No mercado, é possível encontrar diferentes medidas, com variações de 15 a 50 centímetros de altura e 124,5 centímetros de largura. O processo produtivo, por sua vez, conta com inovadores recursos tecnológicos e maquinários de alta performance.
Portanto, quando se utiliza lajes alveolares, é possível perceber um significativo ganho de tempo e redução de custos em uma obra. E para que tais vantagens sejam realmente aproveitadas de forma integral, é necessária atenção a outros fatores relacionados.
Isso quer dizer que materiais de qualidade e mão de obra qualificada são essenciais para que as edificações sejam realizadas de forma segura e eficaz, bem como a execução de qualidade de outras partes da obra que se complementam. Dessa forma, atende-se às necessidades e expectativas de todos os envolvidos, tanto antes, durante e após a conclusão dos empreendimentos.
Quer saber mais sobre os diferenciais que podemos levar para a sua obra? Clique aqui e agende uma conversa conosco!