Saiba como a Cassol faz o controle de qualidade do concreto

O concreto pré-fabricado CASSOL, que você conhece e confia, passa por diversas etapas antes de chegar à obra. São múltiplos testes de controle de qualidade do concreto e segurança para garantimos a padronização das peças e levamos os melhores produtos até os nossos clientes.
Os constantes estudos auxiliam no desenvolvimento de novos produtos para o setor da construção, na melhoria do traço do concreto – proporção dos materiais utilizados na mistura para produzir o concreto, incluindo cimento, agregados (areia e brita), água e aditivos – utilizado em nossas peças e na constante atualização perante às normas ABNT existentes.
Essas análises geram resultados que podem ser comprovados em laudos técnicos e certificados que são enviados aos nossos clientes, garantindo assim a confiança e o alto padrão de tudo que é produzido.
Um dos nossos diferenciais é a utilização de impermeabilizantes em pó em algumas peças, que se adaptam ao nosso processo produtivo e garantem proteção ao concreto, elevando sua qualidade de forma instantânea, já que evitam a corrosão das armaduras por contato posterior com a água, por exemplo. Este método gera maior segurança, estabilidade dos produtos (sem grandes variações por serem executadas em diferentes períodos), diminui os gastos e o prazo das obras.
Controle tecnológico na produção
Nosso controle tecnológico do concreto é um grande conjunto de medidas, ensaios e testes realizados ao longo de sua produção, com o objetivo de garantir que suas características e propriedades estejam de acordo com as especificações de cada projeto. Podemos ressaltar alguns deles como:
Teste de dosagem do concreto
Todo o concreto utilizado na Cassol Pré-fabricados, antes de ser produzido para serem executadas as peças, é desenvolvido em laboratório, onde se realiza o teste de sua dosagem.
Esse procedimento é utilizado para determinar a proporção adequada dos materiais que devem ser utilizados na mistura para produzir o concreto com as características desejadas para a aplicação em questão.
O teste de dosagem envolve a realização de diversos ensaios em laboratório, utilizando diferentes combinações de materiais, até encontrar a mistura mais adequada segundo as especificações do concreto. Ele possui objetivos finais como: atender e melhorar a resistência, trabalhabilidade e durabilidade das peças pré-fabricadas.
Moldagem de CP
A moldagem de CP (Corpo de Prova) do concreto é uma técnica utilizada entre outras, para avaliar a resistência que ele terá à compressão, uma de suas principais propriedades mecânicas. O ensaio consiste na retirada de amostras de concreto fresco durante a produção que são colocadas em moldes cilíndricos de metal ou plástico com dimensões e características padronizadas. As amostras são compactadas manual ou mecanicamente em camadas, de forma a eliminar as bolhas de ar e garantir a homogeneidade da mistura dentro desses moldes. Após serem identificados com etiquetas, são armazenados em tanques controlados ou câmaras úmidas até serem submetidos ao teste de compressão.
Teste de compressão
Após passarem pela moldagem dos CPs, as peças de concreto chegam ao teste de compressão, que consiste em aplicar cargas progressivas sobre os moldes até romperem. O resultado do teste de compressão informará a resistência que o concreto terá, que é o parâmetro que o engenheiro calculista utiliza para o dimensionamento da estrutura de concreto.
Da escolha minuciosa dos insumos utilizados, até a assinatura e entrega de cada laudo. Estamos junto dos clientes para fazermos as melhores entregas, reforçando nossa dedicação, confiabilidade e seriedade na execução dos produtos.
Leio também o artigo sobre a utilidade e os benefícios do concreto pré-fabricado clicando aqui.