Painéis Alveolares Protendidos: Indicações e Principais Vantagens

Evitar o desperdício de materiais, cumprir prazos para entregas de obras, aumentar a produtividade e manter o alto controle de qualidade estão entre os principais objetivos da construção civil na busca por novas tecnologias. Entre os exemplos mais conhecidos, destaca-se o processo de industrialização dos pré-fabricados e pré-moldados.
As estruturas se diferenciam principalmente pelo processo de produção, tecnologias utilizadas, formatos e materiais, que são utilizadas com objetivo de vencer grandes vãos livres.
Painéis Alveolares Protendidos
Os painéis alveolares tiveram origem na Alemanha e sua evolução tecnológica passou a ser difundida para outros países como Estados Unidos. A partir de então as peças tornaram-se um dos elementos pré-fabricados mais usados no mundo e, hoje, estima-se que possui uma produção anual de 150 milhões de metros cúbicos.
Basicamente constituídos por um elemento protendido por aderência, os painéis se destacam pelo menor custo e bom desempenho, além da capacidade de vencer grandes vãos livres de até 10 m. Essas características vantajosas se devem ao sistema de protensão, porém torna-se uma opção econômica devido a presença dos alvéolos, reduzindo assim o consumo de concreto.
Características
Composta por painéis de concreto protendido na base e na parte superior da peça, o painel alveolar recebe esse nome por conter aberturas longitudinais responsáveis pela redução do peso, chamados de alvéolos.
Devido à presença dessas aberturas e à tecnologia de protensão, as peças oferecem alta capacidade de resistência aos esforços com o mínimo de concreto empregado e menor peso próprio dos painéis.
O Grupo CASSOL oferece painéis alveolares com seções transversais de alturas constantes e alvéolos longitudinais, responsáveis pela redução do peso da peça. As placas protendidas são fabricadas com largura de 125 cm e alturas de 15, 20, 26.5, 32, 40 e 50 cm, compostas de concreto de elevada resistência à compressão.
Indicações
As peças são ideais para empreendimentos de grande porte, como shoppings, aeroportos, estádios, lojas comerciais, e edifícios hospitalares. No entanto, a indicação de uso é condicionada a um estudo de viabilidade, que considera logística, terreno e acessos para transporte e montagem.
Principais Vantagens
O concreto protendido associado ao formato alveolar promove um bom desempenho para armazenagem de energia térmica. O resultado pode ser observado na expressiva redução de custos em equipamentos para coleta de energia solar. Isso porque os alvéolos das peças funcionam como um sistema de ventilação chegando a reduzir até 30% de energia.
Os painéis alveolares também oferecem isolamento acústico e atendem as normas da ABNT referentes ao requisitos mínimos para combater ruídos (de impacto e aéreos) e propagação de chamas e fumaças. Versáteis, os alvéolos ainda podem ser utilizados como dutos elétricos e para passagem de canos hidráulicos.
No entanto, a principal vantagem está relacionada à maior resistência e durabilidade. Isso porque, é possível garantir a qualidade das peças por mais tempo, chegando até 30 anos.
Painéis alveolares x Painéis de Concreto Auto adensável
Em comparação aos painéis de concreto auto adensável, os alveolares se diferenciam pela maior durabilidade, versatilidade e isolamento acústico e térmico. Isso se deve aos alvéolos que oferecem a pressão ideal para garantir tais vantagens.
Processo de Produção
O processo de produção inclui a colocação de armadura longitudinal ativa e alvéolos, atendendo a armadura inferior responsável por suportar as tensões de tração.
Desde que trouxe a solução para o Brasil em 1976, o Grupo CASSOL investe em um rígido controle de qualidade que visa acompanhar todas as fases do processo para avaliar o comprimento, acabamento e transporte das peças. Conforme as normas da ABNT, todas as peças são acompanhadas e avaliadas desde a fase de projeto, montagem da armadura, concretagem, cura e transporte.