Lajes Alveolares: Indicações de uso e principais características

Presentes no mercado da Engenharia e Construção Civil brasileira desde a década de 70, as lajes alveolares, também conhecidas como Hollow Core Slabs, tornaram-se a solução ideal para projetos que apresentam grandes vãos. As peças pré-moldadas utilizam menos concreto para vencer os espaços resultando, assim, em vantagens como economia, redução de tempo de obra e maior segurança.
Indicações
A opção por esse tipo de laje irá depender da viabilidade da obra, levando em consideração os fatores de logística, terreno e espaço para montagem, além dos acessos necessários para o planejamento de alocação das peças.
O uso das lajes alveolares é indicado em obras com vãos de até 20m e também projetos que exigem bom comportamento diante do fogo. São amplamente usadas em obras de varejo e logística, shopping centers, hospitais, universidades, estacionamentos e locais com cargas de utilização altas. Também é crescente sua escolha em edificações sustentáveis, por favorecer a associação com instalações que proporcionam maior eficiência energética.
Vantagens
Economia, facilidade no transporte e na montagem estão entre as principais vantagens das placas. Isso porque as peças eliminam serviços de carpintaria, armação e revestimento. Em geral, os pequenos serviços de acabamento podem ser realizados sem dificuldades por profissionais, o que faz dos pré-fabricados uma solução versátil, principalmente, quando associados a outros sistemas construtivos, tais como estruturas “in loco”, alvenarias estruturais e estruturas metálicas.
As lajes também substituem os sistemas metálicos usuais, além de reduzirem gastos com materiais e mão-de-obra. Outra vantagem é a maior rapidez no processo de montagem e total dispensa de escoramentos ou travamentos adicionais no meio dos vãos, e consequente redução de tempo de obra.
Características
Composta por painéis de concreto protendido na base e na parte superior da peça, a laje alveolar recebe esse nome por conter aberturas longitudinais responsáveis pela redução do peso, chamados de alvéolos.
Devido à presença dessas aberturas e à tecnologia de protensão, as peças oferecem alta capacidade de resistência aos esforços com o mínimo de concreto empregado e menor peso próprio dos painéis.
O Grupo CASSOL oferece lajes alveolares com seções transversais de alturas constantes e alvéolos longitudinais, responsáveis pela redução do peso da peça. As placas protendidas são fabricadas com largura de 125cm e alturas de 15, 20, 26.5, 32, 40 e 50 cm, compostas de concreto de elevada resistência à compressão.
Fabricação
Desde que trouxe a solução para o Brasil em 1976, o Grupo CASSOL investe constantemente no processo de fabricação das lajes alveolares e mantém um rigoroso controle de qualidade desde a produção até a montagem das peças.
As fábricas contam com modernos equipamentos que garantem a correta paginação dos painéis. Em projeto deve estar previsto a necessidade de se promover recortes para acomodação de elementos como pilares e shaft´s, para que a laje já seja produzida nas geometrias corretas, sendo montadas naturalmente, sem a necessidade de ajustes em obra.
Com fábricas em Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, e Rio Grande do Sul, a Cassol é hoje o maior complexo industrial de pré-fabricados da América Latina. As unidades em regiões estratégicas do país tornam a logística econômica e eficiente através da velocidade de carregamento do produto, organização interna e estocagem.
Se você precisa de lajes alveolares no seu projeto, entre em contato conosco!
Faça seu orçamento clique aqui