Conheça as diferenças entre pré-fabricados e pré-moldados

Apesar dos nomes parecidos, existem muitas particularidades entre pré-moldados e pré-fabricados. Confira!
Quer entender quais as diferenças entre esses elementos estruturais de concreto? Então confira a matéria especial que a Cassol Pré-Fabricados preparou a seguir.
O que os dois têm em comum?
Tanto os pré-moldados quanto os pré-fabricados são elementos estruturais fabricados em concreto. Ambos podem ser, portanto, pilares, vigas, lajes, painéis, estacas e outros componentes.
Outra similaridade é que os dois tipos de elementos são produzidos fora da obra ou do local onde serão utilizados.
Além disso, pré-fabricados e pré-moldados são montados através do encaixe das peças, o que faz com que a evolução da obra seja muito mais rápida. Muitas vezes, em horas, a obra já possui uma nova configuração.
Diferenças entre as estruturas
Como você pode ver, existem muitas similaridades entre os pré-moldados e pré-fabricados. No entanto, chegou a hora de conferirmos as principais diferenças entre eles, que se resumem principalmente ao processo produtivo. Confira mais sobre cada um dos elementos abaixo e descubra:
Pré-fabricados
Os elementos pré-fabricados são produzidos dentro de um processo industrial e recebem aferição constante para garantir a qualidade do produto. O processo de produção dos pré-fabricados deve respeitar algumas Normas Brasileiras Técnicas (NBRs), são elas:
- ABNT NBR 12.655:2015 – Concreto de Cimento Portland – preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento;
- NBR 14.931:2004 – Execução de Estruturas de concreto;
- NBR 9062:2017 – Projeto e Execução de Estruturas de Concreto pré-moldado;
- NBR 6118:2014 – Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento.
Além disso, para que seja caracterizado como um elemento pré-fabricado, é necessária que a mão de obra seja especializada em todas as etapas de produção. A produção de pré-fabricados também precisa dispor de equipamentos e maquinários adequados para cada tipo de atividade.
Por fim, recomenda-se que as peças produzidas sejam identificadas com informações como: data de fabricação, características físicas das peças, tipos de materiais utilizados na composição do elemento e checklist de inspeções de qualidade.
Pré-moldados
Os elementos pré-moldados, no entanto, dispensam o uso de instalações específicas ou laboratórios para sua fabricação. Portanto, não possuem a mesma qualidade e certificação encontrada nos elementos pré-fabricados.
Além disso, os pré-moldados não exigem um controle de qualidade tão rigoroso quanto o estabelecido para os elementos pré-fabricados.
Gostou de conhecer as diferenças e semelhanças entre esses elementos? Então aproveite para acessar o site da Cassol Pré-Fabricados e confira nossas soluções!