Soluções pré-moldadas na geração de energia

Quando falamos em pré-moldados na construção civil, possivelmente a primeira finalidade que vem à mente desse material é a contribuição em construções de galpões industriais e estruturas modulares, residências, edifícios e espaços públicos.
No entanto, a aplicação dos pré-moldados vai muito além dessas estruturas, abrangendo também aplicações em construções de pontes, viadutos e outras obras de grande porte. Inclusive se destaca como uma solução inovadora e sustentável para uma variedade de projetos na construção civil, sendo um recurso valioso, por exemplo, também para obras de energia.
Pré-Fabricados em obras de energia
Em projetos relacionados à energia, as estruturas pré-fabricadas oferecem vantagens significativas. Sua capacidade de serem fabricados de forma padronizada em ambientes controlados proporciona maior precisão e qualidade, fatores cruciais em instalações energéticas. Além disso, a rapidez na montagem proporcionada pelos pré-moldados é particularmente benéfica em projetos de energia, onde o tempo muitas vezes é um aspecto crítico.
Os elementos pré-fabricados podem ser empregados em linhas de energia, subestações, usinas eólicas, entre outras infraestruturas energéticas. Sua adaptabilidade a diferentes exigências estruturais e a capacidade de suportar cargas específicas os tornam ideais para a criação de bases, lajes e estruturas que compõem o cenário complexo das instalações de energia.
Um exemplo é o uso de construção industrializada em concreto para execução de torres eólicas. O uso dessa solução se faz interessante quando as estruturas das torres ultrapassam os 90 metros de altura e a execução em estrutura metálica passa a ser economicamente inviável, devido a necessidade de aumento na espessura das paredes dos elementos. Diante disso, há torres eólicas executadas no país com até 120 metros de altura em concreto pré-fabricado.
Além da eficiência construtiva, a sustentabilidade é um ponto forte dos pré-moldados. A produção em ambientes controlados reduz o desperdício de materiais, e muitos desses materiais podem ser reciclados. Isso se alinha perfeitamente com as crescentes demandas por práticas construtivas mais ecológicas.
Dessa forma, as estruturas pré-fabricadas em concreto não apenas oferecem soluções práticas e eficientes para projetos de energia, mas também contribuem para a construção de um setor mais sustentável e resiliente.
Qualidade Cassol em linhas de transmissão, subestação e torres eólicas
Para garantir a qualidade e segurança das peças, a CASSOL Pré-Fabricados mantém um rígido controle no processo de produção que acompanha todas as fases, da fabricação até a montagem das estruturas. Além disso, prioriza o uso de matérias-primas e acabamentos diferenciados que seguem as normas técnicas definidas pela ABNT.
Cases Energia da Cassol
- Subestação em Bateias – 2008
- Complexo Petroquímico e Subestação Elétrica Unitária – 2012
- Subestação Camaquã – Electrosul – 2013
- Subestação Yara – 2017
- Refap Subestação Casa de Controle – 2004
- Prentiss Subestação – 2005
- Complexo Eólico Santo Ignácio – 2015
- Torre Eólica Palmas – 2014
- Subestação em Paracambi – 201
Os pré-fabricados da Cassol se destacam, portanto, não apenas pela inovação, mas também pela garantia de qualidade, oferecendo soluções construtivas confiáveis, duráveis e alinhadas às mais altas exigências do mercado.