Projeto Terminal Aeroportuário de Vitória conquista Prêmio Obra do Ano

Segunda homenagem recebida pelo Grupo CASSOL na edição de 2018 do Prêmio da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic), o Projeto Terminal Aeroportuário de Vitória “Eurico de Aguiar” conquistou o Prêmio Obra do Ano, na categoria Infraestrutura.
Conheça o projeto
Construída em uma área total de 17,3 mil m², a obra do novo aeroporto de Vitória, no Espírito Santo, era composta pelo térreo e 2º pavimento. O projeto teve como principal desafio a execução e entrega do projeto no prazo estabelecido pela Infraero.
Devido ao embargo anunciado pelo Tribunal de Contas à empresa responsável inicialmente pelo projeto, a Construtora JL assumiu o projeto. Para evitar novos atrasos e atender a demanda, a solução proposta foi associar projeto e montagem através do uso de pré-fabricados. As peças foram produzidas e montadas no canteiro de obras para reduzir custos e tempo.
Vigas e pilares para grandes vãos
Premissa para o projeto arquitetônico do aeroporto, o empreendimento chamou a atenção pelos espaços amplos, o que exigiu alguns diferenciais na sua execução, incluindo o uso de pilares e vigas com balanço.
Outro desafio, foi encontrar um layout que atendesse às regras e a necessidade de criação de espaços de até 36m². Assim, definiu-se a geometria de pilar diferenciada com balanço e flexível, devido à solicitação arquitetônica no formato Y com consolos circulares. A concretagem das peças foi realizada na fábrica para garantir o acabamento perfeito de pilares aparentes.
Soluções em pré-fabricados
Para a construção das unidades foi utilizado um volume total de 5.721 m³ de concreto pré-fabricado distribuído em vigas, pilares, lajes e escadas. A obra foi executada pela Construtora JL e teve como engenheiros responsáveis pelo Projeto Estrutural, Eduardo Dell’Avanzi e José Soto Quevedo. O Grupo CASSOL foi a empresa responsável pelo fornecimento e montagem das estruturas pré-fabricadas da obra.