O que é concreto e quais seus principais tipos?

Entenda o que é concreto, do que ele é feito e seus usos em obras e estruturas.
O concreto é um dos principais materiais no setor de construção civil. Mas afinal, o que é concreto? Para você entender de uma vez por todas, a Cassol Pré-Fabricados preparou um conteúdo especial. Confira!
O que é concreto?
O concreto é o resultado da mistura de cimento, agregados, água e aditivos. Esse último item é fundamental para tornar o concreto ainda mais eficiente. Além disso, a utilização de aditivos aumentou muito desde que a demanda por concretos com características únicas cresceu.
Conheça os principais tipos de concreto na construção
Existem diversos tipos de concretos em uso na construção civil. Afinal, com algumas mudanças nas quantidades e variedades de materiais utilizados, é possível alterar custo, resistência, tempo de pega e cura e outros atributos do produto.
Confira os tipos de concretos mais importantes:
Convencional
Trata-se do tipo mais utilizado nas obras. Ele pode ser usinado ou feito no próprio canteiro de obras com a ajuda de uma betoneira.
O concreto convencional é usado em construções civis, indústrias e em peças pré-moldadas.
Bombeável
Esse tipo de concreto possui muitas características semelhantes com o convencional. No entanto, é mais fluido, justamente para que seu bombeamento possa ser realizado. É composto geralmente por uma quantidade maior de água para adquirir a fluidez necessária.
Além disso, o tamanho do agregado graúdo utilizado tende a ser menor. Por fim, o concreto bombeável pode contar com aditivos químicos para atingir a consistência ideal.
Leve
Possui densidade menor que o convencional, graças aos compostos utilizados em sua produção. Isso porque, ao invés de agregados comuns, são usados agregados leves, como isopor, EVA, vermiculita ou argila expandida em sua produção. Além disso, a leveza desse tipo de concreto pode ser atingida através da incorporação de bolhas de ar.
É utilizado geralmente para vedar paredes, painéis e divisórias.
Pesado
Já o concreto pesado consegue sua alta densidade ao utilizar agregados como a hematita, magnetita e barita. Dessa forma, o concreto adquire maior durabilidade, resistência mecânica e até mesmo proteção contra radiações.
O concreto pesado é utilizado como contrapeso de estruturas robustas ou então em salas de raio X, usinas ou hospitais que contêm algum tipo de radiação.
Submerso
Como indica seu nome, é utilizado na presença de água, como barragens, estruturas submersas e estruturas de contenção. Além disso, para aplicações marinhas, o concreto deve ser preparado para prolongar sua durabilidade e diminuir a permeabilidade do material.
Projetado
Similar ao concreto bombeável, porém, conta com aditivos que aumentam sua aderência ao substrato. Por conta dessa característica e de sua fluidez superior, é muito utilizado em obras de contenção em estradas e túneis.
Autoadensável
Suas principais características são a fluidez e a resistência à segregação. É muito utilizado em fábricas de pré-moldados e em concretagens submersas.
Pré-moldado
Usado para a confecção de elementos estruturais, como pilares, vigas e lajes. Essas estruturas podem ser fabricadas no canteiro de obra ou em outro ambiente.
Pré-fabricado
Também é utilizado para a produção de elementos estruturais, assim como o pré-moldado. No entanto, o concreto pré-fabricado é produzido em ambiente industrial e atende a padrões rigorosos de controle de qualidade. Além disso, sua mistura possui aditivos que permitem que o concreto atinja altas resistências iniciais de maneira que peças resistam içamentos poucas horas depois da concretagem.
Os elementos produzidos com concreto pré-fabricado são avaliados em todas as etapas, desde a fabricação, o armazenamento, o transporte e a utilização final.
Agora que você já sabe mais sobre o concreto, aproveite para acessar o site da Cassol Pré-Fabricados e conheça nossas soluções!