Como os estacionamentos verticais podem contribuir para a melhora do trânsito nas grandes cidades

A questão da mobilidade é um problema indiscutível nos grandes centros brasileiros, incluindo a capital Florianópolis, que há mais de dez anos assiste ao agravamento progressivo das dificuldades no trânsito.
Atento a essa realidade e com objetivo de oferecer inovações que contribuam para a melhor qualidade de vida da população, o Grupo CASSOL buscou inspirações em países como Dinamarca, China e Portugal para propor soluções efetivas para o trânsito.
Estacionamentos verticais
A ideia é incentivar a maior oferta de espaços de estacionamentos verticais em regiões centrais e estratégicas visando facilitar a mobilidade e diminuir o grande fluxo de carros nas vias mais movimentadas. Os edifícios seriam construídos de forma que o deslocamento máximo do usuário no estacionamento até o seu destino final não ultrapassariam 300 metros.
Em contrapartida, a extinção, através de lei municipal, das vagas em vias públicas de maior movimentação resultaria em mais espaço e maior fluidez no trânsito, além da maior segurança e menor risco de roubos e acidentes.
Outra vantagem dos estacionamentos verticais é a otimização do tempo, tanto na mobilidade quanto na procura por uma vaga para estacionar. Por exemplo, em Florianópolis, sobram veículos e faltam vagas. Com mais de 5 mil unidades na zona azul, ainda é difícil encontrar um lugar para estacionar, principalmente, nas horas de pico. Nos dias de chuva, o problema agrava ainda mais.
Menor custo
Apesar das inúmeras vantagens, a implantação do projeto depende de políticas públicas, tempo para a construção dos edifícios e o preparo da população. No entanto, a ideia já foi lançada e basta que haja incentivo e apoio para que uma nova forma de propor o trânsito tome conta das grandes cidades.
O uso de pré-fabricados e a gestão de projeto, que obedece a uma sequência específica da produção a montagem da obra, viabiliza a construção dos estacionamentos verticais devido ao custo baixo, maior segurança e menor tempo de obra. Esses fatores resultam em baixo custo na implantação e consequente economia para os usuários.