Protensão: saiba mais sobre essa técnica fundamental para a construção civil

A protensão permite a construção de edificações com maiores vãos e fazem com que a estrutura se torne mais resistente. Conheça melhor esse método a seguir!
As inovações no setor de engenharia civil não param de acontecer e são fundamentais para superar barreiras que antes pareciam intransponíveis. Mesmo que tenha tido sucesso já no século XXI, graças a técnicas como a protensão, atualmente é possível superar grandes vãos para a construção de pontes, viadutos e outros empreendimentos.
Afinal, o que é protensão?
É uma técnica utilizada para aumentar a resistência do elemento estrutural às tensões de tração que são exercidas sobre ele. Para isso, são aplicadas tensões internas à estrutura em direção oposta ao sentido dos carregamentos verticais.
Como essa técnica funciona?
Na protensão, cabos de aço ou de ferro fundido são posicionados dentro da estrutura. Então, esses cabos são tracionados dentro de seus limites elásticos até atingirem a força determinada em projeto. Em seguida, são travados em ancoragens.
Por fim, quando soltos, esses cabos tendem a voltar para seu estado relaxado. Assim, eles aplicam as tensões internas desejadas na peça de concreto.
Principais métodos de protensão
A aplicação das trações nos cabos pode ser realizada de inúmeras formas, mas as principais são a pré-tração e a pós-tração. Conheça mais sobre elas a seguir:
Pré-tração
Como seu nome sugere, nesse método o aço é tracionado antes da concretagem da peça. É muito utilizado na produção de elementos de concreto pré-fabricados.
Pós-tração
Essa técnica é usada em diversas obras. Nela, os cabos são tensionados quando o concreto já está seco. O tensionamento total previsto em projeto ocorre em cerca de 28 dias depois da concretagem.
Conheça as vantagens desse método
- A protensão ajuda a reduzir as tensões de tração provocadas pelos esforços verticais;
- Possibilita vencer maiores vãos que o concreto armado;
- Viabiliza a diminuição da altura necessária em vigas;
- Proporciona vantagens, como edificações mais amplas;
- Assegura a viabilidade de grandes obras de infraestrutura, como pontes e viadutos;
- Diminui a quantidade necessária de concreto e aço se comparado com uma peça armada que resistam as mesmas condições;
- Reduz a possibilidade de fissuração durante o transporte dos elementos pré-fabricados.
Gostou de saber mais sobre essa técnica? Então aproveite para acessar o site da Cassol Pré-Fabricados e conheça nossas soluções estruturais!