Estacas centrifugadas: o que são e como utilizar

Na esfera da construção civil, um dos principais cuidados é com a segurança, seja durante a obra ou com os possíveis problemas após a sua finalização. Isso quer dizer que qualquer imprevisto no projeto ou no canteiro de uma obra pode ter sérias consequências.
Dessa forma, um dos grandes desafios que fazem parte da rotina de uma construtora é com a estrutura da edificação e a condição do solo no qual ela será erguida, que pode variar de região para região e trazer grandes preocupações.
Assim, para garantir que a obra esteja sempre dentro das normas e ofereça toda a segurança e resistência necessárias, o uso de tecnologias inovadoras aplicadas em elementos da construção civil são um ótimo recurso. Continue lendo o texto para conhecer uma das principais estruturas de segurança.
Estacas centrifugadas: o que são?
Um bom exemplo são as estacas centrifugadas, com indicação para uso em edificações executadas em determinados tipos de solo mais problemáticos, como terrenos argilosos ou arenosos, na presença de lençóis freáticos ou quando a camada de alta resistência do solo é profunda.
Além disso, esse tipo de estaca também é mais adequado em construções com estruturas que recebem cargas de alta intensidade, como portos, por exemplo, pois elas têm a capacidade de suportar entre 88 a 256 toneladas de carga de compressão.
Características das estacas centrifugadas
Na fabricação, as estacas passam por um minucioso processo de centrifugação em grande velocidade, para que adquiram as propriedades que a edificação em questão necessita. A partir de moldes metálicos em formato cilíndrico, as estacas centrifugadas tomam formas nos equipamentos de alta performance, produzidas a partir de materiais previamente homologados e traços de concreto desenvolvido por equipe técnica, com controle de qualidade minucioso.
Há diversas modulações de estacas centrifugadas pré-fabricadas no mercado, e os comprimentos mais usuais de cada módulo variam entre 5 e 15 metros e algumas das medidas pré-estabelecidas são as de 33, 42, 50 e 60 centímetros de diâmetro. Tais características possibilitam que elas sejam aplicadas em profundidades grandes. Além disso, dentre os métodos de estaqueamento, as estacas centrifugadas são as que apresentam mais facilidade de manuseio nas obras o que, em consequência, também garante mais segurança aos trabalhadores.
Além disso, outras vantagens que podemos citar das estacas centrifugadas são a alta qualidade no processo de fabricação, com diminuição significativa de falhas; aproveitamento mais certeiro de materiais, considerando a facilidade de previsão da quantidade de uso; melhor impermeabilidade, já que a compactação obtida pela centrifugação não deixa formar bolhas de ar; e a redução do uso de concreto sem que a sua eficácia seja afetada, contribuindo, assim, para a sustentabilidade.
Facilidades, segurança e aproveitamento na construção civil
Diante das vantagens citadas das estacas centrifugadas, investir em materiais comprovadamente seguros, mão de obra especializada e qualificada e empregar as inovações tecnológicas nas obras é sinônimo de investir em mais eficácia, satisfação e segurança em todas as fases das construções.
Tais precauções, juntamente com o emprego de materiais como as estacas centrifugadas em estruturas profundas, fazem parte de um conjunto de ações que estão presentes e fazem a diferença desde o início do projeto e a definição do local da obra, passando pelas etapas de construção, até os processos de manutenção no decorrer do tempo de uso.
Gostaria de explorar as vantagens que podemos oferecer para o seu projeto? Clique aqui e marque uma conversa conosco!