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Tecnologia e Tendências • 3 min. de leitura • jun. 21, 2019

Privatização de rodovias: crescimento do setor de pré-fabricados

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Com tantos problemas na malha viária nacional, especialmente nos trechos de rodovias sob responsabilidade da União, e com as dificuldades orçamentárias do setor público a solução tem sido a participação do capital privado para obras de melhorias e ampliações. Segundo informações da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) à Revista Industrializar em Concreto, mais de R$ 97 bilhões foram destinados pelas concessionárias a serviços e obras de melhoria da malha viária nacional desde 1995, e a previsão até 2021 é de que haja investimentos de mais R$ 20 bilhões.

Concessões, como a parceria público-privada que houve em janeiro com quatro das mais importantes rodovias federais gaúchas: BR-101, BR-386, BR-290 (trecho da Freeway) e BR-448 (Rodovia do Parque) e que vai garantir investimento de R$ 13,4 bilhões pelos próximos 30 anos, conforme informação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e outras privatizações que estão em discussão, são vistas como solução para que os investimentos continuem acontecendo sem onerar o sistema público, que também precisa direcionar investimentos para educação e saúde.

A participação de capital privado, além de proporcionar mais melhorias e menor gasto púbico ainda abre caminhos para um mercado que está em constante crescimento e evolução: o de pré-fabricados de concreto. Para realizar tantas obras necessárias as empresas devem contar cada vez mais com soluções que proporcionam menores custos, alto nível de qualidade e redução significativa dos prazos de execução dos projetos. O uso do pré fabricado nas obras privadas comprova a eficiência da relação custo benefício para obras de arte no sistema rodoviário e de infra estrutura. Além disto, é esperado para o futuro próximo que os órgãos de governos se conscientizem cada vez mais para a utilização das soluções pré-fabricadas de concreto em malhas viárias públicas e privadas.

A Cassol Pré-fabricados se destaca no segmento de pré-fabricados de concreto. Já fornecemos soluções para diversas obras de infraestrutura rodoviária, como: pontes, passarelas, viadutos e demais obras de arte de estradas e rodovias.

“Sabemos que as empresas privadas precisam de soluções ágeis, com garantia de qualidade, estoque e logística, para que consigam atender às demandas de obras, como foi o caso do Complexo Viário Porto Sudeste – Itaguaí, no Rio de Janeiro, realizada pela EBTE – Empresa Brasileira de Terraplanagem e Engenharia. Nós tivemos vários desafios com a obra, que envolveu a construção de uma ponte ferroviária, uma ponte rodoviária e dois viadutos. O principal deles foi a compatibilização do projeto com o sistema pré-fabricado, pois ele havia sido caracterizado para o método tradicional. Nós fornecemos as vigas e pré lajes, foram mais de 6.630 m3 de concreto e durante o processo realizamos adaptações e aplicação de inovações para atender necessidades específicas do projeto”, conta Antônio Sander, Diretor Executivo – Cassol Pré-fabricados.

Megavigas pré-fabricadas – Complexo Viário Porto de Itaguaí/RJ

Com certeza a solução de pré-fabricados é a mais adequada para obras de infraestrutura rodoviária, especialmente por características como:

– redução da interferência com o meio ambiente;

– garantia de maior qualidade das peças, devido ao padrões e processos exigidos na fábrica;

– redução do efetivo de mão de obra alocado no canteiro de obras;

– minimização dos riscos de acidentes com pessoas trabalhando nas rodovias;

– diminuição significativa dos prazos e dos custos dos projetos.

Conheça nossas soluções para infraestrutura rodoviária, complexos portuários e demais obras de diferentes níveis de complexidade. Garantimos a eficiência e a qualidade que seu projeto precisa.

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