O que é BIM e sua influência no setor da construção civil?

Todo o ciclo de vida de um projeto de construção civil, que vai desde a sua concepção, passando pelo orçamento, quantificação de materiais, detalhamentos elétricos e hidráulicos, até a sua finalização, entre outras informações pertinentes a cada etapa como até mesmo a verificação de clash detection (compatibilização para eliminação de eventuais conflitos), pode ser eficientemente gerenciado por meio da ferramenta BIM (Building Information Modeling), em português “Modelagem da Informação da Construção”. Vamos entender mais sobre esta tecnologia?
O que é o BIM?
O BIM é uma abordagem integrada que utiliza um modelo tridimensional inteligente para reunir informações essenciais durante todas as fases de um projeto de construção, de forma a integrar e unificar todas as fases. O seu uso por projetistas facilita todo o trabalho relacionado à construção, independentemente do tipo e do porte.
Alguns teóricos defendem o BIM como um software de dados, enquanto outros dizem que o BIM não é um software, mas sim uma filosofia de trabalho com base de dados, utilizada por outros softwares. De toda forma, a ideia central da “Modelagem da Informação da Construção” é criar uma representação digital completa e precisa do edifício ou infraestrutura, incorporando dados relevantes de todo o projeto.
Qual é o objetivo do BIM?
O BIM é capaz de gerenciar, por exemplo, não apenas as propriedades físicas de um projeto como geometria, forma e materiais, mas também é possível controlar informações como custos, estimativas e orçamentos, dados temporais. Abrange também o cronograma de construção e detalhes operacionais para manutenção futura, entre outras informações.
Além disso, o BIM permite a integração de informações de diversas disciplinas, como arquitetura, engenharia estrutural, elétrica e hidráulica, proporcionando uma abordagem holística que melhora a colaboração entre os diversos profissionais envolvidos no projeto.
Essa capacidade abrangente de gerenciamento de informações faz do BIM uma ferramenta indispensável para otimizar a eficiência e a precisão em todas as fases do desenvolvimento e gestão de projetos de construção.
Outra vantagem do BIM é a facilidade da comunicação entre a equipe, que pode gerenciar junta todos esses dados, garantindo maior precisão e assertividade.
Por que o BIM é tão importante em projetos de construção civil?
Atualmente, não há mais como dissociar a tecnologia de todos os setores da sociedade, ela impulsiona a inovação, otimiza processos e promove uma conectividade que redefine a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.
E, desta maneira, o BIM passou a desempenhar um papel fundamental na construção civil devido à sua capacidade de transformar a maneira como os projetos são concebidos, executados e gerenciados.
Nesse sentido, investir em tecnologia BIM é crucial para empresas do setor da construção que buscam aprimorar sua eficiência operacional e a qualidade de seus projetos.
A implementação do BIM não apenas melhora a precisão na estimativa de custos, mas também contribui para a redução de desperdícios, o que é fundamental em um contexto de sustentabilidade e eficiência ambiental.
Além disso, se a utilização de abordagens inovadoras são prioridades em seus projetos, a Cassol Pré-Fabricados se destaca como uma referência e pioneira nesse segmento. Sempre inovando e comprometida com a excelência na entrega de soluções construtivas, os produtos da Cassol proporcionam construções mais rápidas, eficientes e sustentáveis. Entre em contato e converse com nossos consultores.