Pioneiro do concreto protendido no Brasil entrega documentos a Cassol

A relação de Augusto Carlos Vasconcelos, engenheiro calculista, consultor e pioneiro do concreto protendido no Brasil, com a Cassol Pré-fabricados é longa.
Vasco, como carinhosamente é conhecido, é responsável por grande parte do que as estruturas pré-moldadas são hoje.
Formado em 1948, trabalhou dois anos no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e montou seu próprio escritório de cálculo de estruturas. Entre 1954 e 1955, teve a oportunidade de estudar por 14 meses na Alemanha. Em Munique, Vasconcelos assistiu às primeiras aulas de concreto protendido após a Guerra, quando as estruturas pré-moldadas foram peças fundamentais para a reconstrução das cidades, com a agilidade e a qualidade necessárias.
“Aprendi na fonte , o professor dava aulas do que havia acabado de surgir, mostrando as pontes que estavam sendo substituídas. Preparei minha tese e, quando voltei ao Brasil, me senti responsável por reverter isso em alguma coisa”, conta Vasconcelos.
Hoje, nós da Cassol Pré-fabricados, podemos dizer que ele contribuiu grandemente para que a empresa chegasse ao que é hoje. Como pioneiro do concreto protendido, por muitos anos ele foi responsável pelos primeiros cálculos e projetos da Cassol, desenvolvendo uma relação de parceria e amizade.
Vasconcelos, pioneiro do concreto protendido no Brasil, entrega documentos históricos para a Cassol Pré-fabricados
É com muita honra que recebemos de suas mãos, uma série de documentos, projetos, memórias de cálculo e relatórios de serviços executados por ele para a Cassol Pré-fabricados na década de 70.
Esses documentos serão cuidadosamente guardados e farão sempre parte da história da Cassol.
“Tive a imensa felicidade de receber na sede da TQS Informatica, das mãos deste mestre da engenharia do Pré-fabricado, Eng. Augusto Carlos de Vasconcelos, a quem tenho a honra de poder chamar de amigo, uma série de documentos, projetos, memórias de calculo e relatórios de serviços executados por ele para a Cassol Pré-fabricados na década de 70. Tudo será guardado, com muito carinho, em nossa Sala de Troféus, junto com outras conquistas, também importantes que moldaram o sucesso desta empresa”, relata o engenheiro Luiz Livi, consultor de projetos na Cassol Pré-fabricados.

Augusto Carlos Vasconcelos entrega os documentos históricos para Luis Livi
Em 1957, Vasco foi responsável pela fundação da primeira fábrica de estruturas pré-moldadas no país. Professor da cadeira de concreto protendido na Universidade Mackenzie até 1964, tornou-se autor de livros técnicos sobre engenharia no final da década de 1970. Hoje, com 97 anos, acumula 12 livros publicados e 136 trabalhos técnicos.
Sempre muito disposto, atende a todos que têm interesse em saber sobre seus trabalhos. É muito querido por todos os que o acompanham em sua trajetória.
“Para nós é uma honra tê-lo como parceiro em nossa história! Obrigada Vasco, por toda sua contribuição e dedicação, primordiais para a evolução das estruturas pré-fabricadas no país”, Murilo Cassol.