Padronização de pontes e viadutos: atuação da Cassol Pré-fabricados para viabilizar projeto

Passagens de nível, pontes e viadutos são fundamentais para minimizar os problemas na mobilidade urbana, que são graves nos grandes centros. Apesar dos esforços feitos pelo poder público para melhorar e ampliar o atendimento do transporte coletivo de massa, o aumento na quantidade de veículos individuais nas ruas das grandes cidades é considerável. Para agilizar a construção de mais equipamentos públicos, que minimizam o tempo de percurso e eliminam engarrafamentos, não só nos grandes centros, mas também fora deles, a principal solução está na padronização de pontes e viadutos.
A Cassol Pré-fabricados vem atuando como peça fundamental para viabilizar projetos que permitam essa padronização.
Projetos para padronização de pontes e viadutos
Em movimento promovido pela ABCIC – Associação Brasileira da Construção Industrializada do Concreto e pelo DER/SP – Departamento de Estradas de Rodagem do estado de São Paulo, que vem utilizando a experiência da EGT Engenharia em projetos dessa natureza, a Cassol e outras importantes empresas do setor estão colaborando ativamente no desenvolvimento de estudos técnicos para a padronização de alguns modelos de pontes e viadutos, com vãos variando de 15 a 40 metros.
fonte https://marcoverdile.wixsite.com/cassolvendas/pontesviadutos
“O modelo de padronização, a exemplo do que é utilizado no estado da Flórida, traz diversas vantagens. As tipologias de obras de arte estão já definidas, criando um padrão de peças que a indústria do pré-fabricado está apta a fornecer com rapidez, minimizando o impacto no entorno da obra e liberando o tráfego o mais rápido possível”, explica o Diretor da Cassol Pré-fabricados, Eng. Murilo Cassol.
Ele acrescenta que desta maneira, quando acontecem as licitações para as obras de arte, as indústrias já têm o modelo de vigas, lajes e outros elementos que serão adotados nesta intervenção, e podem gerar o planejamento otimizado da obra.
A criação deste modelo de contratação deve ser uma iniciativa em conjunto entre o Poder Público e a indústria do Pré-fabricado.
“É preciso requerer junto aos órgãos governamentais esta padronização das vigas de concreto, assim reduzindo o impacto urbano das obras, os custos destas obras e também as empresas terão mais segurança em investir em equipamentos, formas e tecnologia para atender a este mercado”, ele conclui.
“O sistema do pré-fabricado dá agilidade às obras, por causa da repetição de peças, o que resulta em custo menor e mais segurança no canteiro de obras, assim como reduz substancialmente o contingente de mão de obra.”, afirma o engenheiro civil Luiz Livi, consultor de projetos na Cassol Pré-fabricados e associado da ABCIC. “Padronizar para pré-fabricar, este é o caminho”, ressalta Luiz Livi..
Após a definição dos modelos será agendada nova reunião para avançar os estudos e definir os próximos passos para a continuidade do movimento de padronização de pontes e viadutos.