A sustentabilidade na fabricação de pré-moldados de concreto

06/04/2024

O concreto pré-fabricado é uma das soluções mais versáteis e amplamente utilizadas na construção civil em todo o mundo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de concreto, entre 2017 e 2020, cresceu 14%. 

Isso demonstra o quanto esse elemento construtivo ganha cada vez mais mercado e já consolida sua posição como uma das principais escolhas entre os profissionais da construção civil e os empreendedores do setor imobiliário, uma vez que o próprio consumidor tem buscado por empresas que adotem práticas relacionadas à sustentabilidade. 

Pré-fabricado de concreto: rápido, seguro, acessível e sustentável

Com sua capacidade de ser produzido em massa e facilmente transportado para o local de construção, o concreto pré-fabricado oferece benefícios significativos em termos de eficiência e economia de tempo durante a obra. 

Além disso, proporciona uma maior uniformidade na qualidade dos elementos construtivos, uma vez que são fabricados em condições controladas em instalações especializadas.

Mas, à medida que a consciência ambiental cresce, também surge a preocupação sobre o impacto ambiental associado não somente aos resíduos nos canteiros, mas também à produção dos materiais de construção. E com a construção industrializada não é diferente. 

A sustentabilidade na produção dos pré-fabricados

Há alguns anos acontece um movimento crescente em direção à sustentabilidade na fabricação do concreto pré-fabricado, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais negativos e promover produtos ecologicamente conscientes.

Em um artigo técnico, “A Sustentabilidade Aplicada aos Pré-Moldados de Concreto”, publicado pela revista Industrializar em Concreto, em 2015, já se discutia a importância e, cada vez mais, a consideração da indústria relativa à sustentabilidade na fabricação dos elementos pré-moldados. 

De acordo com os autores, a indústria vem trabalhando de forma organizada, com o objetivo de atingir uma sustentabilidade local e social. Um marco importante nesse caminho foi a criação, em 2003, do Selo de Excelência ABCIC, pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC). De lá para cá, por meio do selo, foi possível garantir um crescimento ordenado, confiável, com qualidade, sustentabilidade e segurança dos produtos pré-fabricados. 

Por exemplo, nos requisitos específicos de gestão ambiental, o Selo de Excelência prevê que as fabricantes identifiquem impactos ambientais; tenham controle dos impactos; analisem a legislação ambiental; e realizem treinamentos em gestão ambiental. Além disso, a indústria também deve se atentar aos seguintes aspectos, listados pelos autores do artigo, tais como:

  • Consumo de água e energia na produção de elementos pré-fabricados;
  • Geração e destino de resíduos sólidos produzidos na planta de produção;
  • Geração e destino de resíduos líquidos produzidos na planta de produção;
  • Ruídos gerados na planta de produção;
  • Emissão de gás carbônico (CO2);
  • Circulação de veículos pesados no transporte de elementos da planta até a obra. 

Mas não é só isso. A indústria de pré-fabricado também tem buscado agregar diferenciais e a inovação e qualidade também passam pela produção sustentável de seus produtos. Dessa forma, surgem diferentes estratégias, como a utilização de materiais reciclados na produção industrializada de concreto e também inovações técnicas, que vão além de paredes e lajes, mas compreendem a produção de componentes que sejam atraentes para o setor de construções residenciais.

Outro ponto importante destacado no artigo é que a vantagem do uso do pré-fabricado não é somente para a indústria, mas também para o usuário. Afinal, construções que utilizam pré-fabricados têm capacidade térmica para melhorar a eficiência energética, entre outros critérios importantes de desempenho.  

Fica claro, portanto, que desde a conscientização e implementação de práticas sustentáveis nas fábricas até a escolha consciente por parte dos consumidores, toda a cadeia de produção e consumo de pré-fabricados de concreto está alinhada com o objetivo de minimizar o impacto ambiental e promover uma indústria mais responsável. 

E é assim que a Cassol trabalha, adotando uma abordagem que garanta uma produção sustentável, o bem-estar humano e a preservação do meio ambiente para as gerações futuras. Conheça mais sobre os elementos pré-fabricados da Cassol. 

Confira nossos produtos

Confira nossos produtos

Conheça

Nossas Fábricas

  • Paraná

    (41) 3641.5900

  • São Paulo

    (19) 3879.8900

  • Santa Catarina

    (48) 3279.7000

  • Rio de Janeiro

    (21) 2682.9400

  • Rio Grande do Sul

    Standby

  • Ceará

    Standby

  • Brasília

    Em instalação